Sobre

3 de August de 2017

Este é um blog dedicado a qualquer assunto que envolva a genômica e bioinformática: artigos científicos, empresas prestadoras de serviços, produtos direto ao consumidor, laboratórios, técnicas de análise, ferramentas facilitadoras, enfim, tudo que esteja envolvido e que possa ajudar os leitores a ter mais esclarecimentos ou mesmo ter referências importantes que facilitem seu trabalho. Desse modo, tentaremos atender desde usuários leigos até profissionais da área (médicos, acadêmicos, etc).

Para manter as expectativas dos leitores, duas colaboradores estarão mais dedicas. Porém, outros colaboradores estarão envolvidos, trazendo novidades e postando importantes informações, onde o leitor poderá entrar em contato direto com cada autor.

A seguir uma breve descrição das autoras do blog.

 

Diana Magalhães de Oliveira

Professora universitária desde 1988, com graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialização em Imunopatologia pelo National Institute of Animal Health, Tsukuba, Japão, mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutorado em Bioinformática pela University of Toronto, Canadá, possuo ampla experiência na interseção de Patologia e Imunologia com expertise em Genômica Funcional, atuando nas áreas de Bioinformática aplicada e Patologia Genômica, nas interações patógeno-hospedeiro, lidando principalmente com patógenos flagelados (Leishmania chagasi) e agentes granulomatogênicos (Corynebacterium pseudotuberculosis), dentre outros.

Enquanto pesquisadora da UECE, desenvolvi algumas iniciativas pioneiras como as de planejar, fundar e dirigir (entre 2002-2010) a primeira facility cearense dedicada à Genômica naquela Universidade Estadual: a unidade de pesquisa multi-usuários denominada Núcleo de Genômica e Bioinformática – NUGEN. Ali fui responsável pela participação da UECE em grandes projetos em rede nacionais e regionais (os consórcios de pesquisa), tais como o PROGENE – Programa Genoma Nordeste e a BRGene – Rede Genoma Nacional, além de outras iniciativas de âmbito regional (como a Rede de Nanotecnologia do Nordeste – CETENE/Rede Nano e Rede Genoma Minas Gerais). Outrossim, detenho a primazia em ter sido de minha orientação e co-autoria o primeiro software registrado em nome da UECE (o jogo educativo Procurando Hemo) em 2008.

Atualmente continuo como Professora da UECE, lotada no Centro de Ciências da Saúde (CCS), tendo atuado na análise genômica/proteômica de patógenos estratégicos e vetores de doenças (Anopheles), além de investigar fenômenos biológicos como o imprinting genômico (imprintoma) e o controle nutricional na regulação gênica (no campo da Nutrigenômica), trabalhando primordialmente com metodologias de Bioinformática e Biologia Estrutural, inclusive em projetos de Linked Data e Web Semântica. Lidero o grupo de pesquisa POSNANOGEN, o qual atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO – www.renorbio.org.br), onde também ministro a disciplina de Bioinformática no Doutorado da RENORBIO desde 2008 na UECE, Fortaleza, Ceará.

No decorrer da minha carreira acadêmica, publiquei mais de 

50 papers, 2 patentes, 2 softwares registrados e obtive financiamento de inúmeras agências de fomento para permitir o estabelecimento de linhas de pesquisas inovadoras e independentes. Isso propiciou que eu contribuísse diretamente na formação de quase duas centenas de estudantes (de graduação e de mestrado/doutorado), muitos deles que eu influenciei na própria lapidação de suas índoles profissionais e no dimensionamento de suas carreiras, pelo que muito me orgulho.

Hoje meu desafio é fazer com que temas como a genômica e a bioinformática se tornem mais populares e acessíveis, não apenas à comunidade acadêmica e científica, mas a todos que tenham interesse, seja por curiosidade ou mesmo necessidade de saber mais sobre os exames de DNA que se tornam cada vez mais parte da rotina.

“Genômica ao alcance de todos.”

 

Fabiana Freire de Araújo

Como profissional da área de TI, falo pouco 😎  . Também não falo tão bem como nossa amada Mestre ↑ , que expôs de forma magnífica suas habilidades. Desse modo vou resumir. Fiz graduação e mestreado na área de TI, e hoje atuo com desenvolvimento de sistemas. :mrgreen:

O propósito desse blog, de contribuir com a popularização da genômica e bioinformática, foi o grande motivador para que eu me juntasse a essa equipe e ajudasse nesse desafio, já que eu faço parte desse público que não tem muito conhecimento nesse tema mas que deseja que ele seja desmistificado, se tornando acessível para todos.

Eu e outros profissionais colaboraremos para facilitar esse acesso e trazer novidades para todos os interessados no tema.

E para não ficar sem minha frase de destaque lá vai 😀

“TI ao alcance da genômica”

No Comments